A sua boca
A boca humana é constituída pelos dentes, gengivas e pela língua, que misturam e transformam os alimentos em bolo alimentar, ao envolvê-los em saliva. Os dentes não são todos iguais. Conforme a sua função cada dente tem uma forma diferente. Podemos distinguir os incisivos, cuja missão é cortar os alimentos; os caninos, encarregados de rasgar os alimentos, e os pré-molares e molares, que servem a trituração dos mesmos. Os dentes encontram-se situados nos dois maxilares, constando a dentição permanente de 4 incisivos. 2 caninos. 4 pré-molares e 6 molares em cada maxilar. Vale observar que evolucionariamente esses números vem diminuindo. Ex: A falta cada vez mais freqüente do terceiro molar na dentição do homem moderno.
Dente é uma estrutura dura, saliente e esbranquiçada composta por polpa, dentina, esmalte e cemento que é implantada no maxilar e na mandíbula (ou arcada dentária no ser humano) de muitos vertebrados.Um humano adulto tem normalmente 32 dentes, dezesseis na mandíbula e dezesseis na maxila.
1 esmalte; 2 dentina; 3 polpa; 4 gengiva; 5 cemento; 6 osso alveolar; 7 vaso sanguíneo; 8 nervo periférico
A Gengiva é um tecido epitelial que reveste o osso alveolar (suporte ósseo dos dentes), constituindo parte da mucosa bucal. É subdividido em partes: inserida (A); marginal (B) e papilar (C).
O periodonto é uma estrutura dinâmica composta por tecidos que apoiam e envolvem o dente. Esses tecidos incluem a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar. Os suprimentos vasculares e o nervoso dos tecidos também são vitais ao funcionamento normal dos tecidos periodontais.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dentes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Boca
https://pt.wikipedia.org/wiki/Periodonto